Convidamos a estudante de nutrição Luciana Rizzitano (Procurem o instagram dessa maravilhosa @lucianarizzitano) para dar dicas importantíssimas para você se alimentar antes dos treinos e campeonatos, se liga só.
Primeira dica: Não é obrigatório se alimentar minutos antes do treino.
Caso você não esteja acostumada a jogar/treinar sem ter comido alguns minutos (50, 60 min) antes, pode ser que renda pouco e/ou passe mal até se adaptar. Isso pode durar algumas semanas, já que são pessoas com alto nível de atividade. Se não estiver disposta a passar por esse período de adaptação, prefira alimentos mais ricos em gordura, proteína e com carboidratos de baixa carga glicêmica para logo antes do treino. (iogurtes integrais, oleaginosas, aveia em flocos…)
Segunda dica: Foque no contexto alimentar! É preciso saber que não existem superalimentos.
O rendimento durante o treino melhora com um bom contexto! Principalmente nos dias anteriores à ele. (Isso tem a ver com boas reposições de estoques de glicogênio e poucas oscilações da insulina.) Preocupe-se com o todo.
Terceira dica: Para que o treino seja eficaz, evite o consumo diário de farináceos e açúcares.
Eles têm uma carga glicêmica muito alta e podem gerar um efeito rebote durante o treino, fazendo com que vocês se cansem muito mais rápido do que deveriam.
Exemplos desses alimentos mais consumidos: pães, bolos, bolachas…
Quarta dica: Não tenham medo de comer comida de verdade. Foque nos alimentos que vêm da feira, do açougue e da peixaria.
Tudo que vem da natureza é bem-vindo. Carnes, ovos, peixes, laticínios, vegetais, oleaginosas, frutas in natura e até mesmo grãos. (arroz, feijão, lentilha…)
Quinta dica: Hidrate-se.
Manter a hidratação em dia é essencial para que durante o treino não seja necessário aumentar muito a ingesta de líquido. (Isso pode fazer com que o rendimento do treino seja baixo, já que o corpo está recrutando energias para lidar com o excesso de água chegando).
Então, assim como a alimentação, preocupe-se com o todo. Sempre!
😉