A partir de 2019 entra em vigor a exigência da Conmebol para que os times de futebol masculino tenham também times femininos. Caso não tenham, não poderão participar da Copa Libertadores, entre outras competição continentais.
América-MG, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Ponte Preta, Santos, Sport, Vasco da Gama e Vitória saíram na frente e já possuem times que disputaram o último Campeonato Brasileiro, vencido pelo Corinthians.
Muitos especialistas dizem que com menos de 5% dos recursos do futebol masculino é possível montar e manter um bom time de futebol feminino. Portanto, não é uma tarefa muito árdua para a maioria dos times da elite brasileira construírem seus plantéis femininos.
Por isso, é de se admirar que o time mais rico do futebol brasileiro não tenha um time de futebol feminino ainda. O Palmeiras está classificado para a Libertadores e provavelmente comprará um “time pronto” para defender sua camisa em 2019. Se tivesse contratado um a menos pra ficar no banco do “melhor elenco do Brasil” poderia ter um time feminino já trabalhando na Academia de Futebol.