Com o fim da temporada 2018 do futebol brasileiro, fizemos abaixo um compilado com os campeões dos principais campeonatos nacionais e como eles são disputados.
CAMPEONATO PAULISTA
Campeão: Santos Futebol Clube
Vice: Sport Clube Corinthians Paulista

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
O maior e mais disputado campeonato estadual do Brasil contou com a participação de 13 equipes e foi disputado em um formato não tão convencional, com três fases de grupos que antecederam a fase final. Em sua primeira fase, 13 times foram divididos em 2 grupos e jogaram entre si, em turno e returno, classificando-se os 4 melhores de cada grupo. Os 8 times foram divididos novamente em 2 grupos, jogando entre si em turno e returno. A terceira e última fase antes da grande decisão conta com 4 clubes em grupo único que foram entre si em turno e returno, assim como nas fases anteriores. Os dois melhores times da terceira fase, Santos e Corinthians, se enfrentaram em jogo de ida e volta e as Meninas da Vila sagraram-se campeãs.
O time santista, comandado com Emily Lima, ex-técnica da seleção brasileira, fez uma campanha incrível com 15 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas, além de aplicado a maior goleada do campeonato, ganhando de 10 x 0 da Portuguesa.
CAMPEONATO CARIOCA
Campeão: Clube de Regatas Flamengo
Vice: Duque de Caxias Futebol Clube

O campeonato Carioca de 2018 foi disputado por 11 equipes. Dois grupos foram formados e os confrontos aconteceram entre todos os times do grupo A contra todos os times do grupo B, em jogos únicos. Os quatro melhores de cada grupo se classificaram para as fases finais que começaram com as quartas de final em jogo único, eliminando os times derrotados até a final, que foi disputada por Flamengo e Duque de Caxias. O Flamengo terminou o campeonato invicto, com vitória nos 8 jogos que disputou. A maior goleada do campeonato também foi aplicada pelo time campeão, 14 x 0 contra a Liga de Arraial do Cabo. O vice-campeão Duque de Caxias garantiu uma vaga para o Campeonato Brasileiro A2 de 2019.
O campeonato desse ano contou também com a reativação da equipe feminina profissional do Vasco, maior campeão da competição com 9 títulos. O clube da Colina, que revelou Marta para o mundo, foi eliminado na semifinal, perdendo para a equipe de Duque de Caxias, nos pênaltis.
CAMPEONATO GAÚCHO
Campeão: Grêmio Foot-Ball Portoalegrense
Vice: Sport Club Internacional

Essa foi a vigésima edição do campeonato Gaúcho, e a primeira em que o campeonato é totalmente organizado pelo Federação Gaúcho de Futebol. Disputado por 10 equipes divididas em 2 grupos e jogando entre si, com jogos de turno e returno, classificaram-se para as quartas de final os 4 melhores times de cada grupo. Essa fase foi disputada por cruzamento olímpico, onde o primeiro colocado enfrenta o quarto colocado, e o segundo enfrenta o terceiro. Porém o primeiro colocado do grupo A enfrentou o quarto do grupo B, o primeiro do grupo B enfrentou o quarto do grupo A, e assim por diante.
A decisão do título contou com um dos clássicos mais disputados do futebol brasileiro, o GRENAL. Após dois empates no jogo de ida e volta, a disputa foi para os pênaltis, consagrando o Grêmio campeão, dentro do Beira Rio, a casa do seu maior rival. O título coroou uma campanha de 12 vitórias e dois empates do time tricolor.
CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Campeão: Sport Club de Recife
Vice: Clube Náutico Capibaribe

Disputado por apenas 6 equipes, o Campeonato Pernambucano começou com fase de grupos que antecedeu a semifinal e final. Foram formados 2 grupos com 3 equipes cada, onde todos jogaram entre si em seus grupos, classificando os 2 primeiros para a próxima fase. A final foi disputada por Sport e Náutico, e as leoas da ilha foram campeãs com 8 vitórias em 8 jogos, 32 gols marcados e nenhum sofrido.
CAMPEONATO BAIANO
Campeão: Esporte Clube Vitória
Vice: Associação Desportiva Lusaca

Onze equipes, divididas em 4 grupos, jogaram entre si dentro de seus grupos em jogos únicos. Os dois melhores de cada grupo se classificaram para as quartas de final, que foi disputada em jogo único. Os times vencedores foram avançando até a final, que foi decidida em dois jogos. Após um empate fora de casa e uma vitória por 2 x 0 dentro do Barradão, o Vitória conquistou o seu segundo título estadual, desta vez de forma invicta, marcando 88 gols e não tomando nenhum.
CAMPEONATO AMAZONENSE
Campeão: Esporte Clube Iranduba da Amazônia
Vice: Associação Esportiva 3B da Amazônia

Apesar do campeonato amazonense de 2018 ter acontecido em um intervalo de apenas 2 semanas e ter sido disputado por apenas 4 equipes, é importante mencioná-lo para falar sobre o time campeão. Apesar de vir de um estado que não tem muita tradição no futebol em geral, o Iranduba é multicampeão amazonense e já participou dos principais campeonatos nacionais e também internacionais, como a última Libertadores. Em sua melhor campanha no campeonato nacional, o Iranduba terminou em 4º lugar, em 2017.
Os 4 times participantes do campeonato amazonense de 2018 se enfrentaram entre si na primeira fase, em jogo único, e os dois melhores se enfrentaram na final, também em jogo único. Esse foi o oitavo título estadual consecutivo do Iranduba.
CAMPEONATO BRASILEIRO 2018
Campeão: Sport Club Corinthians Paulista
Vice: Rio Preto Futebol Clube

O Campeonato Nacional foi disputado por 16 equipes, que divididas em 2 grupos se enfrentaram entre si em turno e returno, classificando as 4 melhores equipes de cada grupo para a fase eliminatória. Manteve-se nesse formato até a final, que foi disputada por Corinthians e Rio Preto. O time alvinegro levantou a taça após 20 jogos, com 15 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota. O título coroou um trabalho de mais de 365 dias sem derrotas. Com o título brasileiro, o Corinthians garantiu vaga na Copa Libertadores da América de 2019.