Na última segunda-feira (14) o São Paulo Futebol Clube anunciou oficialmente o retorno de seu time de futebol feminino profissional. Cris Rozeira, atleta da seleção brasileira e maior artilheira dos Jogos Olímpicos, foi a primeira contratação de peso para a disputa do Campeonato Brasileiro A2 e do Campeonato Paulista de 2019.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
Em parceria com o Centro Olímpico o clube vem disputando competições de base desde 2017. Naquele ano, disputou o Campeonato Paulista sub-17 com uma equipe sub-15 e sagrou-se campeão. Com ótimo desempenho em todas as competições, as meninas da base foram campeãs dos 5 títulos que disputaram até então. A parceria com o Centro Olímpico acabou em março de 2018, quando o clube passou a ter equipe própria.
Sem disputar uma competição profissional desde 2015, quando o time terminou o estadual daquele ano com o vice-campeonato, o São Paulo retorna agora com um elenco formado por algumas jogadoras promovidas do sub-17, outras atletas oriundas de uma peneira que o clube promoveu no final de 2018 e também atletas que já atuavam em outros times do mercado.
Cris Rozeira, que estava sendo sondada por outros grandes clubes, incluindo o Barcelona, escolheu o São Paulo pelo projeto que o clube apresentou e também para ajudar na luta pelo desenvolvimento da modalidade no Brasil. “O projeto é grande, com uma estrutura que qualquer atleta se sentiria feliz e honrada. Tenho certeza que essa será a porta para que outras atletas acreditem e confiem nesse projeto”, disse a atleta em sua rede social.
No mesmo dia que apresentou o retorno de seu time profissional, o São Paulo Futebol Clube oficializou a data como Dia do Futebol Feminino Tricolor. Data a ser comemorada anualmente de hoje em diante, o que nos dá a esperança de que a modalidade tenha vida longa no clube.