Você sabe por que a seleção japonesa se chama Nadeshiko? - JogaMiga

Você sabe por que a seleção japonesa se chama Nadeshiko?

Foto: Lagardère Sports para a AFC

A capitã Homare Sawa fez o gol no 2×2 na prorrogação que levou o Japão aos pênaltis – e ao título mundial

A seleção japonesa é uma das mais laureadas da história do futebol, sendo a única a conseguir mundiais em todas as categorias existentes: sub-17 (2014), sub-20 (2018) e principal (2011). E os japoneses têm uma mania curiosa: gostam de colocar apelidos em suas seleções nacionais, como os Samurais Azuis (seleção masculina), Sakura 15 (rugby feminino) ou Mermaid Japan (nado sincronizado).

O termo deriva de “Yamato Nadeshiko”, que significa, historicamente, “a personificação da mulher japonesa ideal”, uma mulher que tenha certos atributos desejados pelos homens. Yamato é um antigo nome do Japão e Nadeshiko é o nome popular da flor Dianthus superbus. Basicamente, uma Yamato Nadeshiko é uma mulher “pra casar”.

Dianthus superbus, a flor de Nadeshiko.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo popularizou a Yamato Nadeshiko como uma mulher capaz de suportar a dor, a saudade e a pobreza, tendo em vista que o marido foi para o fronte, e também de estar pronta para lutar em nome do país. Hoje, o termo é raramente usado, mas pode servir para definir, de modo nostálgico, uma mulher que tenha bons e cada vez mais raros traços, por exemplo, uma moça extremamente tímida. Lembrando que a cultura japonesa, diferente da nossa, ainda preza pela educação tradicional, em que as mulheres são as responsáveis pela família e os homens, pelo sustento da casa – apesar de algumas diferenças atualmente, como por exemplo, o fato de que as esposas (as que trabalham foram, claro) costumam dar mesada para seus maridos.

Veja também:  Nigéria conta com novo fôlego para os desafios na Copa

Porém, no caso da Nadeshiko Japan, o nome foi escolhido através de votação pública, realizado pela Associação Japonesa de Futebol, e que contou com cerca de 2,700 inscrições, em julho de 2004, aproveitando o fato de que o povo estava eufórico com aquele time que cairia nas quartas-de-final das Olimpíadas de Atenas, com nomes como Homare Sawa e Karina Maruyama, campeãs mundiais em 2011. Apesar de ter sido escolhido via concurso, o termo agora é sinônimo de futebol feminino: além da Nadeshiko ser o nome da seleção, é também o nome do campeonato local, a Nadeshiko League, cuja primeira edição (com este nome) foi em 1989 – antes era a L. (de Ladies) League.

O Japão estará na Copa do Mundo FIFA França 2019, no grupo D, junto com Inglaterra, Escócia e Argentina.

3 thoughts on “Você sabe por que a seleção japonesa se chama Nadeshiko?

  1. Uma curiosidade sobre as mesadas aqui no Japão…
    O que acontece é o contrário… Os maridos trabalham e deixam todo o salário na mão da mulher (alguns não tem nem a senha dos próprios cartões), rsrs…
    Ganham de mesada equivalente a uns 10% ou menos do salário para fazer tudo no mês, desde alimentação, transporte, roupas, cigarros, etc.
    Como aqui não é comum ter creches, a mulher ainda é a principal responsável pela criação dos filhos e pela gestão do lar (é tradição as esposas fazerem curso de economia doméstica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *