Principais campeonatos femininos do mundo - América - JogaMiga

Principais campeonatos femininos do mundo – América

Com o Brasileirão, o Timão soma seu terceiro título em três anos e o primeiro sem a parceria com o Audax

Finalizando nossa série de posts sobre campeonatos nacionais femininos ao redor do mundo, vamos falar dos campeonatos de destaque na América. Nela toda. Clique aqui para conferir os campeonatos europeus e aqui para os asiáticos.

Começando na América do Norte, a National Women’s Soccer League (NWSL) é um dos campeonatos mais conhecidos em se tratando de futebol feminino. Porém não se engane: todas as 23 jogadoras campeãs mundiais de 2015 jogam lá, mas a liga ainda carece de atenção e espera-se que mais clubes – franquias – se juntem à liga. O atual campeão é o North Carolina Courage, clube fundado há dois anos (herdando a vaga do Western New York Flash) e que tem a brasileira Debinha em suas fileiras.

A competição do país vizinho, a Liga MX Femenil teve um crescimento vertiginoso. Fundada há dois anos, as médias de público são boas e é um exemplo de como os times “de camisa” podem sim investir na modalidade e ter retorno. Assim como na liga masculina, não há rebaixamento e o campeonato é divido em Apertura (Tigres campeão na casa da arquirrival Rayadas) e Clausura (América campeão na casa do Tigres). As maiores médias de público do mundo são do México: 52 mil na final do Clausura e 40 mil na final do Apertura.

Veja também:  Brilhou a estrela das goleiras: como foram as semifinais da Libertadores Feminina 2020
O North Carolina Courage venceu a temporada regular da NWSL e também os playoffs. Foto: divulgação

O Brasileirão 2018 foi a sexta temporada do campeonato nacional e pela quinta vez um clube do estado de São Paulo faturou a competição, o Corinthians. Os outros campeões foram Centro Olímpico (2013), Ferrroviária (2014), Rio Preto (2015) e Santos (2017), sendo o Flamengo/Marinha o único de fora a vencer, em 2016. O campeonato ainda carece de atenção e facilidade na compreensão das regras, mas esperemos que, com a obrigatoriedade da CONMEBOL, a CBF melhore a competição.

Dentre os campeonatos emergentes, a Liga Nacional venezuelana e a Liga Águila colombiana são duas que chamam a atenção. Apesar de todos os problemas envolvendo o país, o campeonato venezuelano é bem organizado: dois grupos, um com dez e outro com onze times e o mata-mata, sendo o Flor de Pátria o atual campeão. Já na Colômbia, a liga sofre o risco de sumir por falta de patrocinadores, mas a associação de jogadoras e dirigentes da federação se reuniram recentemente para criar uma série de medidas para que o campeonato não acabe. O atual campeão é o Atlético Huila, também vencedor da última Libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *