A franquia feminina do Melbourne City existe há três anos e desde então faturou o campeonato três vezes
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
Continuando nossa série de postagens sobre os campeonatos femininos ao redor do mundo, agora vamos para a Ásia, onde há três competições de alto nível, que estão ajudando a alavancar a modalidade – e uma delas a pleno vapor! Clique aqui para conferir o post sobre os campeonatos europeus. Lembrando que os campeonatos asiáticos possuem um calendário diferente do europeu, parecido com o brasileiro.
A Nadeshiko League existe desde 1989 e, mesmo com o título mundial de 2011, apenas em 2020 a liga será profissional. Ainda assim, o futebol praticado ali é de alto nível, revelando talentos, que geram não apenas títulos para o clube, mas também frutos para a seleção e até mesmo exportando craques para grandes times. Assim como na Damallsvenskan, não há muitos clubes “de camisa”, mas há clubes tradicionais como o NTV Beleza (de propriedade do Tóquio Verdy), maior campeão, com 14 títulos (incluindo 2018) e o INAC Kobe Leonessa, em que Homare Sawa marcou seu último gol como profissional.
A Chinese Women’s Super League (CWSL) surgiu em 1997 e, apesar das informações não chegarem com muita frequência no resto do mundo, a liga chinesa vem chamando a atenção por investir no futebol feminino com (guardadas as devidas proporções) o mesmo viés do masculino – pagando milhões a jogadoras de renome mundial. O campeão 2018 é o Dalian Quanjian, que já teve em suas fileiras Gabi Zanotti (Corinthians) e Debinha (North Carolina Courage).
Mesmo estando na Oceania, geograficamente falando, a Austrália se filiou à federação asiática, afim de melhorar suas performances dentro de campo. Apesar da W-League ser – literalmente – um campeonato de verão, ela possui jogos de alto nível, tendo todas as Matildas (jogadoras da seleção) em posições de destaque nos clubes. Com nove times, o campeonato dura de outubro a fevereiro, com grande maioria das atletas disputando a NWSL ao longo do ano. O atual campeão é o Melbourne City, detentor do tricampeonato e também dois títulos de temporada regular – o campeonato é disputado em jogos de ida e volta e depois há os playoffs, com os quatro melhores colocados.
1 thought on “Principais campeonatos femininos do mundo – Ásia”