Phil Neville, treinador da Inglaterra, admitiu que usou o futebol feminino como um caminho mais fácil rumo ao futebol de clubes. O contrato de Neville acabará no próximo verão e já se sabe que não terá o vínculo renovado. Ainda não é certeza que treinará o “Team GB” nas Olimpíadas, pois a indicação vem da FA e não precisa ser necessariamente o treinador da Inglaterra. Lembrando que o Team GB é um selecionado de 18 nomes dos quatro países que formam o Reino Unido, mas, como foi em 2012, a maioria dos nomes pode ser inglês.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
O ex-lateral-direito de Manchester United e Everton disse em entrevista ao programa “Keys & Gray Show”, da beIN Sports: “Meu plano sempre foi passar os três anos e depois começar a trabalhar em clubes, diariamente, o que era que eu queria fazer. Tem sido brilhante e adorei cada minuto, mas, no final das contas, você não consegue ver as jogadoras. Você não pode impactá-las todos os dias, que é o que eu sinto que preciso fazer.“
“O plano sempre foi cumprir os três anos. Eu tive uma Copa do Mundo, tive as Olimpíadas – que seria neste verão – e depois terá a Euro na Inglaterra no próximo verão. Essa foi a minha passagem de três anos no futebol internacional. […] Com o coronavírus, obviamente não houve Jogos Olímpicos, nem Euro – o que significava que obviamente eu tinha que tomar a decisão mais cedo.”
Situação da liga americana
Ele ainda comentou a situação da WSL, cancelada devido à pandemia do coronavírus, afirmando que foi “decepcionante”, mas que era a decisão certa e disse estar preocupado porque a grande mídia não falou sobre futebol feminino nos últimos 60 dias.
“Eu diria que, durante todo o período de bloqueio, as notícias e o foco estiveram totalmente na Premier League. Tenho certeza de que clubes como Manchester United, Arsenal, Chelsea e Manchester City cuidarão de suas equipes femininas. Eu acho que há um compromisso enorme lá. São equipes como Bristol City, Birmingham e Brighton – mesmo quando estão analisando os orçamentos do ano e, obviamente, a maior renda está do lado dos homens que precisam de ajuda… Reading e Birmingham entraram no programa de pagamentos do governo. Espero que não os percam, porque, no final, existem apenas 12 equipes na divisão sênior. Precisamos manter equipes como Birmingham, Bristol City e Reading, porque são realmente boas equipes que estão lá desde o início”.
Em nenhum momento da entrevista, Neville disse se queria ir para o futebol de clubes masculino ou feminino, mas devido seu histórico anterior com tweets sexistas e essa entrevista de hoje, não fica muito difícil descobrir qual lado ele deseja seguir.