Liberar funcionários e funcionárias mais cedo, possibilitar o home-office ou até mesmo criar um ambiente especial no escritório para assistir aos jogos já é um procedimento de praxe em boa parte das empresas quando chega a edição masculina Copa do Mundo. A novidade este ano será repetir a dose, agora, para torcer pela Seleção Feminina! E, finalmente, isso vai acontecer a partir desta sexta-feira (7).
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Daniela Magalhães, head de RH do Twitter América Latina, irá liberar seus colaboradores para assistir as partidas. Tudo climatizado: um espaço com telão, alimentação e decoração temática. A ação é uma extensão do que a plataforma vivencia diariamente externa e internamente. “O Twitter viabiliza uma democratização de vozes e opiniões – e essa inclusão e diversidade, tão inerentes ao nosso negócio, são imperativas também para a companhia e o nosso ambiente de trabalho”, afirma.
A importância de um bom ambiente de trabalho, segundo Thailiz Ferreira, analista de Cultura & Engajamento, foi o que motivou o pessoal da Conta Azul. “Um ambiente leve e descontraído ajuda muito a lidar com toda a pressão do dia a dia em um negócio de alto crescimento. Pensando nisso, transmitimos a Copa Masculina em 2018 e estamos fazendo o mesmo com a Feminina agora em 2019”. Junto à exibição das partidas na empresa, a plataforma de gestão de negócios ainda criou um bolão que premiará aqueles que acertarem os resultados.
Já a agência de comunicação Supera foi ainda mais longe e, com a hashtag #SuperaJogaComElas, iniciou um movimento para apoiar a Seleção Brasileira Feminina durante o mundial. O intuito é convocar sua equipe e clientes para apoiarem nossas craques. Claudius Aguiar, sócio-diretor administrativo, conta que além da adesão interna unânime, cinco de seus clientes já implementaram a campanha em suas próprias empresas. Outras marcas participam de eventos e iniciativas pontuais utilizando as peças desenvolvidas pela agência para promover a Copa do Mundo Feminina e a Seleção Brasileira.
Outro ponto interessante, segundo Aguiar, foi o impacto da ação como um todo. “Tivemos um grande número de pessoas que aderiram à nossa proposta, que mandaram mensagem parabenizando a iniciativa e que realmente compraram a ideia”, comemora.
Além da expectativa por um bom desempenho da Seleção, a motivação dessas empresas é também a necessidade de se criar um ambiente com mais representatividade – na Supera, 70% da equipe são mulheres -, diversidade e inclusão, caso do Twitter, “Temos na empresa (Twitter) uma série de ações voltadas à qualidade de vida e à equidade de gênero e nada mais justo do que dar à Copa Feminina o mesmo espaço que tivemos na última Copa masculina”, finaliza Daniela.
NA TV
Esta será a primeira vez na história que os jogos de uma Copa do Mundo de Futebol Feminino serão transmitidos pela TV Globo. A emissora exibirá todas as partidas da seleção brasileira, assim como os canais por assinatura SporTV, e contanto com a jornalista Ana Thaís Matos e a ex-jogadora de futebol, Milene Domingues no time de comentaristas.
JOGOS
A Seleção Brasileira Feminina está no Grupo C, junto de Austrália, Itália e Jamaica. A primeira partida acontecerá no domingo, 9 de junho, às 10h30, contra o time jamaicano. Já a segunda rodada será contra a seleção australiana, na quinta-feira, 13 de junho, às 13h; e o último jogo da fase de grupos será disputado contra a equipe italiana, na terça-feira, 18 de junho, às 16h.