A camisa pesa, mas como será que virão os Estados Unidos? - JogaMiga

A camisa pesa, mas como será que virão os Estados Unidos?

Foram quatro anos tumultuados para os detentores da Copa do Mundo. O resultado de uma turnê pelo país rapidamente deu lugar a uma brusca derrota nas quartas-de-final para a Suécia nas Olimpíadas de 2016 e uma controversa separação com a goleira Hope Solo, seguido por um período prolongado de experimentação que viu Jill Ellis chamar 61 diferentes jogadores em dois anos e meio. Fora de campo, isso nem inclui as queixas de discriminação salarial e negociações contenciosas do acordo de negociação coletiva que muitas vezes ofuscaram os resultados no campo.

Nada menos do que meia dúzia de atacantes na equipe de Jill Ellis desempenharia um papel importante para qualquer time no torneio, incluindo Alex Morgan, Tobin Heath e Mallory Pugh. Mas Megan Rapinoe, de 33 anos, cuja criatividade nos Jogos Olímpicos do Rio foi prejudicada ao se recuperar de uma terceira lesão nos ligamentos, continua sendo o motor da equipe.

Veja também:  Malmö FF absorverá o LB07 e terá equipe na Damallsvenskan

A passagem de 1972 da legislação federal conhecida como Título IX – a lei que torna ilegal discriminar com base no sexo em qualquer atividade financiada pelo governo federal – criou oportunidades para que meninas e mulheres pratiquem esportes que deram aos Estados Unidos uma vantagem inicial sobre o esporte. Os resultados falam por si: os Estados Unidos conquistaram três Copas do Mundo e nunca terminaram pior que o terceiro lugar no torneio, somando quatro medalhas de ouro olímpicas ao longo do caminho.

De acordo com os demonstrativos financeiros auditados do ano passado, o gasto anual da equipe feminina de futebol americano foi de US$ 17,1 milhões de um orçamento anual de 71,9 milhões de dólares, sem incluir os US$ 1,7 milhão destinados à NWSL (sigla em inglês para Liga Nacional de Futebol Feminino). A federação possui 1,67 milhões de jogadoras registradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *