"A verdadeira Regra do Impedimento": livro conta a história do futebol feminino cearense - JogaMiga
foto da autora Karine Nascimento segurando o livro "A verdadeira Regra do Impedimento"

“A verdadeira Regra do Impedimento”: livro conta a história do futebol feminino cearense

A jornalista Karine Nascimento escreveu sobre o histórico campeonato cearense de 1983 em livro que vai para sua segunda tiragem

De 1941 até 1979 o futebol feminino foi proibido em todo país. Quatro anos depois as mulheres cearenses organizaram o primeiro campeonato estadual da modalidade. É sobre este campeonato que escreve Karine Nascimento em seu livro “A verdadeira regra do impedimento”, da editora Primeiro Lugar.

O livro-reportagem é um resgate histórico sobre as pioneiras do futebol de mulheres do Ceará. A repercussão, quase sempre machista, do torneio na imprensa nos permite ver o futebol cearense quase como uma metáfora para o futebol feminino em todo país: com pouco apoio e estrutura precária. 

Capa do livro "A verdadeira regra do impedimento" em fundo roxo

“Eu comecei a escrever esse livro para o meu TCC da faculdade de jornalismo. Antes de começar a pesquisa eu mesma não sabia da existência desse campeonato. Aqui no Ceará muito se fala de 2008, quando a Federação Cearense começou a organizar torneios de futebol feminino. Mas pouca gente conhece a história antes”, explica a autora.

Veja também:  Guia da Libertadores Feminina de 2022

Apesar de ter como fio condutor o Campeonato Cearense de 1983, o livro de Karine Nascimento fala sobre a questão da modalidade em todo país: “As histórias que eu trago no livro não se restringem ao futebol no Ceará. Sempre traço um paralelo com outros e estudos e pesquisas mostrando que a falta de representatividade do futebol feminino na imprensa era algo que acontecia em todas as regiões”, afirma a jornalista.

Segunda edição

“A verdadeira regra do impedimento” foi publicado pela primeira vez em novembro de 2019. Mas com tiragem reduzida o livro esgotou rapidamente. Para poder imprimir mais cópias, a autora criou uma campanha de financiamento coletivo que termina amanhã. A campanha já conseguiu o dobro da meta inicial, mas ainda dá para participar. Além de ajudar a produzir mais exemplares do livro, a campanha permite que os doadores recebam recompensas como cópias autografadas, dedicatórias e um ingresso para um webinar com a autora.

Quem comprar o livro nessa sua segunda edição poderá ler um capítulo novo sobre as dirigentes e seus desafios no futebol feminino.

Veja também:  Supercopa Feminina de 2023 tem premiação definida e é alvo de críticas dos internautas

“Nesse livro, eu destaco muito a luta das mulheres para tentar fazer algo que uma sociedade machista destina aos homens (o esporte). Então, mesmo pra quem não gosta de futebol, mas se interessa por representatividade feminina, o assunto do livro pode ser interessante”, completa Karine.

Quem quiser contribuir com a campanha e adquirir um exemplar do livro e só acessar o site: https://www.catarse.me/futebolfeminino

Imagens: Divulgação da autora.

1 thought on ““A verdadeira Regra do Impedimento”: livro conta a história do futebol feminino cearense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *