Alexia Putellas: 5 curiosidades sobre a melhor do mundo - JogaMiga

Alexia Putellas: 5 curiosidades sobre a melhor do mundo

De escritora de livros infantis a inspiração de Samuel Rosa, conheça mais sobre Alexia Putellas

Nesta segunda-feira (17), a jogadora espanhola Alexia Putellas conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo, pela premiação Ballon D’Or, organizada pela revista France Football.

Completando o ranking estavam a inglesa Beth Mead, do Arsenal, em segundo lugar, a australiana Sam Kerr, do Chelsea, em terceiro, a alemã Lena Oberdorf, do Wolfsburg, em quarto e a também espanhola Aitana Bonmati, também do Barcelona, em quinto.

Afastada dos gramados desde julho e com expectativa de retorno só no começo do próximo ano, Alexia foi cortada da Eurocopa deste ano por causa de uma lesão no joelho esquerdo. Mas ainda assim, fez uma excelente temporada pelo clube catalão: em 42 jogos, Putellas marcou 36 gols, deu 19 assistências e foi peça importante no vice-campeonato do Barcelona na Champions League deste ano.

Para conhecer melhor o principal nome do futebol feminino atual, separamos 5 curiosidades sobre Alexia Putellas:

1- Blaugrana desde pequena


Atualmente no Barcelona, Alexia é torcedora do clube desde pequena, quando costumava ir aos jogos com seu pai. Aos 11 anos chegou a participar de alguns “Campus” organizados por um de seus ídolos do Barça, o também meia Xavi Hernández. Nesta mesma época, a menina fez parte da La Masia, academia juvenil do time azul e grená, mas aos 12 foi para o rival, Espanyol, onde se profissionalizou.

Veja também:  Hegerberg estreia chuteira dourada com gol e assistência na D1

2 – Inspiração para música brasileira

A jogadora catalã foi a grande inspiração do mineiro Samuel Rosa para escrever a música “Alexia”, gravada pelo Skank com participação de Nando Reis. O cantor ficou maravilhado ao ver a espanhola jogar e com isso decidiu homenageá-la.

3- Bacharel em Administração

Além de jogadora, Alexia é formada em Administração e Empresariamento, curso que iniciou na universidade Pompeu Fabra de Barcelona, interrompeu por causa dos ritmos intensos de treino e jogos e finalizou em outra universidade à distância.

4- Posicionamento político

Alexia é também uma voz ativista. Em 2019, ela se posicionou contra a prisão de um dos líderes do movimento independentista catalão e em entrevista à BBC, falou que quer usar sua visibilidade para trazer mudança:

“Além dos títulos, eu quero ganhar pela Seleção Espanhola e pelo Barcelona. Eu gostaria de mudar o futebol. Eu quero mostrar ao mundo que tem espaço para todos no futebol”, afirmou a meia-atacante.

5- Escritora infantil

Por sua trajetória de sucesso no esporte, Alexia tornou-se um ídolo para meninas que também sonham em ser jogadoras. Para inspirar ainda mais suas pequenas fãs, Putellas escreveu uma série de livros infantis com o título “Alexia Superfutbolista”, que conta um pouco de sua história. Os primeiros volumes foram publicados em espanhol neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *