Um passado de glórias e um presente que busca a época de ouro. Assim, a China se renova para buscar um bom resultado na Copa do Mundo. Mas só a vontade não as faça chegar tão longe quanto chegaram em 99, quando conquistaram o vice-campeonato. E um dos símbolos dessa busca pela renovação em busca de louros é a atacante do PSG Wang Shuang, que jogará “em casa”, no Parc des Princes, na estreia.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
E por falar na atacante, o esquema tático chinês é ainda dependente da jogadora, que pode jogar isolada na frente ou em parceria com Wang Shanshan No meio campo a dúvida: optar pela inexperiência internacional de Yang Lina ou do retorno de lesão da experiente Tan Ruyin.
Para a estreia, muito será exigido de Jia Xiuquan, técnico da seleção. Ele, que nunca comandou um time feminino, terá o desafio de colocar todas as peças do quebra-cabeças juntas. Nos primeiros jogos, o grande desafio foi fazer o time chinês entrar no jogo de cara. Nos últimos jogos tomou quatro dos cinco gols no começo do primeiro tempo.
Mas Jia provou, por outro lado, que tem personalidade. Colocou no gol a jovem Peng Shimeng no lugar da veterana Zhao Lina. Peng, aos 19 anos, provou seu valor ao manter 15 clean sheets em 23 jogos na temporada chinesa de futebol.
2 thoughts on “China quer de volta os louros dos anos 90 na Copa do Mundo”