Na semana passada, o Corinthians anunciou que fechou parceria com uma startup do setor de saúde para realizar testes rápidos em todo elenco de futebol feminino. Será coletado o exame RT-PCR para detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG. Ou seja, o teste verificará se a jogadora tem anticorpos contra o novo coronavírus.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
Além do teste rápido, será feita uma bateria de exames e avaliação do quadro das atletas, como parte do procedimento chamado “Passaporte Imunológico”. Será o mesmo protocolo adotado no retorno da equipe masculina – que voltou aos treinos na segunda quinzena de junho.
“Se o exame indicar infecção ativa do vírus, a conduta médica apropriada é isolamento de contato e acompanhamento de perto realizado pelo departamento médico até a indicação de novos exames. Se os exames indicarem resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, a atleta será submetida a outros exames antes do retorno. Os casos serão analisados individualmente”, explica a médica da equipe, Dra. Taline Costa.
Ainda não há previsão de retorno aos treinos. Mas o departamento médico segue monitorando as atletas remotamente:
“Desde o início da pandemia e, mais intensamente no período de isolamento, realizamos um monitoramento diário de sinais e sintomas de infecções respiratórias. Além disso, também fazemos um reforço das medidas de higiene que passaram a fazer parte da rotina de todos nós, como a higienização das mãos, uso de máscaras, distanciamento social. Tudo o que faz parte do que popularmente tem sido chamado de o novo normal”, completa Dra Taline.
Não há uma data definida para o retorno dos treinos do futebol feminino do Corinthians. Mas nessa semana a CBF confirmou a volta do Campeonato Brasileiro A1 para o dia 26 de agosto.
Teste
Teste