Títulos em Copas do Mundo: 2011 a seleção principal, em 2014 a sub-17 e em 2018 o time sub-20. Essa tríplice coroa nos campeonatos mundiais coloca o Japão como um dos favoritos em busca do bicampeonato na França. Mas apesar desse favoritismo recente, a própria equipe sabe que tem dificuldades e que terá que se superar em um grupo com Inglaterra, Escócia e Argentina.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
Hoje, as remanescentes do título de 2011 seguem com força total e unem poderes com a nova geração. Saki Kumagai, Aya Sameshima, Mizuho Sakaguchi, Rumi Utsugi e Mana Iwabuchi são a experiência que a técnica Asako Takakura precisa para colocar sua equipe em campo em boas condições. Entre as novatas, Kumi Yokoyama e Rikako Kobayashi são os destaques no ataque do time. Novatas… mas já com experiência em Copas!
O Japão se destaca por sua boa técnica e muito trabalho em campo, mas ainda busca arduamente melhorias para as questões táticas. Asako Takuakura tem desenvolvido bons trabalhos desde que chegou ao comando da equipe em 2016 com 22 vitórias, 7 empates e 14 derrotas.
Tendo a defesa como sua principal arma, apesar de muitos questionarem a condição física ao confrontarem jogadoras mais fortes, o ataque terá que trabalhar muito para buscar suas oportunidades de marcar.