O projeto JogaMiga, que você já conhece seja porque frequenta as aulas (online, obviamente), seja pelas redes sociais ou até mesmo porque se inscreveu no Mapa do Futebol Feminino, inova mais uma vez e agora patrocinará o Íbis feminino para o Campeonato Pernambucano deste ano.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
O Íbis, que estreará na competição em 22 de novembro, terá um time próprio pela primeira vez, que foi montado no ano passado – até então o Íbis sempre fez parcerias com outros clubes menores para disputar os campeonatos. Porém veio a pandemia e elas, que já não tinham muito apoio do clube, se viram num mar de dificuldades.
“Hoje temos uma bela equipe, são 30 atletas, mas sem dinheiro sempre perdemos jogadoras para o Náutico ou Sport, que são times com uma estrutura melhor. Até mesmo alugar um campo para treinar é algo complicado para nós”, relata Cristiano Recife, diretor e treinador do Íbis feminino.
A solução encontrada pela equipe foi criar uma vaquinha virtual para arrecadar fundos e também buscar por parceiros. O JogaMiga, que desde 2015 promove treinos de futebol para mulheres nos estados de São Paulo e Pará, buscando mudar o presente e o futuro da modalidade, aceitou o desafio e estampará sua marca na camisa. O patrocínio – máster – do JogaMiga é pioneiro no Brasil.
“Nosso projeto é multiáreas, além dos treinos temos ferramentas e produzimos conteúdo para dar visibilidade ao futebol de mulheres. Por isso, achamos importante uma equipe conhecida nacionalmente como o Íbis ter uma equipe feminina. Para que as mulheres de hoje possam jogar e também para que as meninas possam se inspiram, possam saber que tem espaço para o sonho de ser uma jogadora de futebol”, conta Nayara Perone, CEO do JogaMiga.
Além do Íbis, Náutico, Sport e Ferroviário do Cabo disputarão o Pernambucano – o menor número de participantes, desde 2017 até o ano passado, quando tiveram seis clubes participantes. Se não houver nenhuma mudança por parte da federação, o Íbis estreará no dia 22 contra o Sport, às 15h, no Grito da República. Ainda não se sabe se haverá transmissão.