A tarde desta quarta-feira foi agitada na CBF. Pia Sundhage convocou 24 jogadoras para um período de treinos na Granja Comary no fim deste mês. Além disso, a ex-capitã da seleção Aline Pellegrino aceitou o convite da entidade para ser coordenadora de competições femininas da CBF e Duda Luizelli foi anunciada como coordenadora das seleções femininas.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
Durante a coletiva para apresentar Aline e Duda, o presidente Rogério Caboclo também trouxe mais novidades. Ele anunciou que a partir de agora o valor da diária das jogadoras convocadas para a seleção será igual a dos jogadores. Durante as Olimpíadas as jogadoras também vão receber a mesma premiação que os jogadores. Um avanço muito importante para a modalidade.
Convocação
A treinadora Pia Sundhage divulgou ao meio-dia a lista das jogadoras que vão para a Granja Comary treinar já focando nas Olimpíadas no ano que vem.
Esse período de treino foi uma alternativa encontrada pela CBF para as datas FIFA que foram canceladas em razão da pandemia do COVID-19.
“É um passo muito importante não só para o time, mas para toda equipe técnica se unir e fazer o melhor”, declarou Pia em entrevista coletiva.
Por não ser data FIFA, a treinadora só pôde convocar atletas que jogam no Brasil. As atletas escolhidas foram:
Goleiras:
Bárbara – Avaí/Kindermann
Leticia Izidoro – Corinthians
Luciana – Ferroviária
Defensoras:
Tamires – Corinthians
Fernanda Palermo – Santos
Ingrid (Pardal) – Corinthians
Erika – Corinthians
Bruna Benites – Internacional
Tayla – Santos
Isabella – Palmeiras
Tainara – Santos
Bruna Calderan – Avaí/Kindermann
Chú – Ferroviária
Meio-campistas:
Camila – Palmeiras
Adriana Leal – Corinthians
Vitória (Yaya) – São Paulo
Aline Milene – Ferroviária
Maria Eduarda Sampaio (Duda) – Cruzeiro
Ana Caroline – São Paulo
Andressinha – Corinthians
Atacantes:
Cristiane – Santos
Ary Borges – Palmeiras
Victória – Corinthians
Duda – São Paulo
A lista causou certo estranhamento, já que alguns nomes como Chu, Adriana e Ary estão fora de suas posições de origem. A treinadora argumentou que nas Olimpíadas, só é permitido levar 18 altetas, portanto a ideia é testar jogadoras em posições diferentes para que ela tenha mais opções.
Novos nomes na diretoria
Os nomes de Duda e Aline foram muito bem recebidos. Pellegrino já era um nome aguardado na CBF por causa de seu trabalho de destaque na Federação Paulista. Aliás, o trbalho que ela desempenhará na entidade máxima do futebol brasileiro é semelhante ao que ela exercia da FPF, o de coordenadora de competições de futebol feminino. Este é um cargo novo da CBF e Romeu de Castro segue sendo o supervisor de competições de futebol feminino, ao menos por hora.
Já Duda Luizelli, que estava no cargo de diretora de futebol feminino no Internacional, agora tem a missão de trabalhar as seleções de base e integrar com a equipe principal. Durante a coletiva desta tarde, tanto Pia quanto Duda ressaltaram a importância de um trabalho consitente na base para atingir resultados mais efetivos em competições oficiais.
As mudanças de hoje são históricas: pela primeira vez, três mulheres comandam o futebol feminino no Brasil. Que esse seja só o começo!
1 thought on “Pia convoca seleção e CBF traz novos nomes para o futebol feminino”