Em assembleia realizada nesta sexta, 13, o Malmö FF, tradicional clube sueco, decidiu que absorverá a equipe LB07, que milita na Damallsvenskan, a primeira divisão feminina. Segundo o presidente do Malmö, Anders Palsson, a fusão fortaleceria o clube de várias maneiras, pois representam toda a cidade e procuram também ser o principal clube de futebol nórdico para homens e mulheres.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
Palsson ainda afirma que, por ser um clube de elite, o Malmö precisa garantir o fluxo de atletas de elite locais, precisa-se ampliar a base em ambos os sexos, e a fusão com o LB07 contribuirá com esse objetivo. Robert Lenir, presidente do LB07, afirma que desde o início deste ano analisou o futuro da equipe e viram que a união com o Malmö ajudaria ambas as partes e, desde então, estão em negociações.
O Malmö FF deseja, para a temporada 2020 (o calendário sueco é parecido com o brasileiro), além da equipe feminina, equipes de base de ambos os sexos, indo das escolinhas até equipes sub-19. Os clubes ainda precisarão conversar com a federação sueca para decidir como proceder com as equipes masculinas (base e adulta) do LB07; há um plano do Malmö FF é fazer uma parceria de longo prazo para intercambiar jogadores homens das duas equipes.
O plano inicial do Malmö era montar sua própria equipe (lembrando que, entre 2007 e 2013, o clube tinha uma equipe feminina, que depois virou o atual FC Rosengard, onde jogou a Rainha Marta) porém o plano montado pela diretoria – criar a equipe começando das divisões mais baixas – não deu certo, o que levou o presidente considerar a fusão com o LB07 uma forma de acelerar o projeto de desenvolvimento do futebol feminino do clube.