O que faz a Ferroviária ser o melhor departamento de futebol? - JogaMiga

O que faz a Ferroviária ser o melhor departamento de futebol?

Na última semana, a CONAFUT – Conferência Nacional do Futebol – divulgou os vencedores de sua premiação. Na categoria de Melhor Departamento de Futebol Feminino, a Ferroviária foi a grande vencedora, deixando para trás Corinthians e Internacional. Esta é a segunda premiação específica para a modalidade, que teve o Corinthians como o primeiro vencedor no ano passado. 

A escolha das três equipes partiu de um júri composto por três alas: conselho do CONAFUT, júri técnico e business. Após a definição, a votação fica para especialistas, participantes da Conferência e júri popular. Carlos Salmazo, presidente da Ferroviária, destacou a igualdade no trabalho entre o futebol masculino e feminino, e os bons resultados. “Nosso time principal ficou entre os melhores em todos os campeonatos que disputou. Conquistou o bicampeonato inédito Brasileiro e o vice na Libertadores”, relembrou Salmazo. 

Tatiele comanda treino tático da Ferroviária
Tatiele comanda treino tático – Créditos: Ferroviária de Araraquara

Além de títulos, o presidente também exaltou o trabalho da comissão técnica, que conduziu a Ferrinha durante o último ano. “Somos a primeira equipe campeã sob o comando de uma mulher, a Tatiele Silveira. E também pela sua comissão técnica,  majoritariamente formada por mulheres. Na base, tivemos desempenho excelente, o que mostra que acreditamos no projeto do futebol feminino”. Finalizou Salmazo ao site da Conferência Nacional do Futebol. 

Veja também:  O que esperar da final do Brasileirão - e da semi do Paulista

O departamento de futebol feminino e seu trabalho

Ainda no começo deste ano, antes do impacto da Covid-19, o projeto da Ferroviária estava desenhado para o Brasileirão. O clube manteve 90% de seu elenco – como Aline Milene e a goleira destaque Luciana. Mas se reforçou e teve com contratações pontuais, como Chú, que voltou para o clube após 10 anos longe. O time treina  no CT do clube, com toda estrutura necessária, e manteve seus jogos na Fonte Luminosa, onde fez a última partida em 29 de fevereiro com vitória por 7×1 sobre a Ponte Preta.  

Na comissão técnica, Tatiele conta com mais sete profissionais para desenvolver todo o trabalho físico, técnico e tático. Ao seu lado, Carol Melo chegou ao clube no cargo de coordenação para dar todo o suporte tanto aos times de base como profissional. E por falar em base, as Guerreiras Grená contam com times desde o sub-14 em disputas de campeonatos. Todo o trabalho com o foco em desenvolvimento e integração da modalidade. Uma vida longa à Ferroviária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *