As novidades dos campeonatos durante a pandemia - JogaMiga

As novidades dos campeonatos durante a pandemia

Entre cancelamentos, encerramentos, retornos e inícios: saiba o que rolou nos campeonatos pelo mundo

Pernille Harder e outras três jogadoras do Wolfsburg confraternizando durante a partida
O Wolfsburg de Pernille Harder e cia. é um dos destaques da Frauen Bundesliga, que retorna nesta sexta.. Foto: Divulgação.

*Essa matéria será atualizada conforme saírem novidades por parte das federações, da FIFA e de órgãos de saúde. Este apanhado não se refere às copas domésticas nem a UWCL.

Em recente relatório divulgado pela FIFPro, o sindicato de jogadores profissionais, a entidade alertou para a “ameaça existencial” que pode rondar o futebol feminino ao redor do mundo. E o efeito causado pela pandemia do coronavírus já é visto em diversos clubes e campeonatos, com cancelamentos, encerramentos e temporadas iniciando com atraso.

Campeonatos na Europa

Primeiro, saiba que há uma diferença entre “encerramento” e “cancelamento” de uma competição. Encerramento foi o que aconteceu na França, em que a federação definiu campeão, rebaixamento e vagas na UWCL de acordo com as posições na tabela. Ou seja, Lyon campeão (décimo quarto título seguido) e PSG na Champions, Olympique de Marseille e Metz rebaixados; da D2 sobem FF Issy e Le Havre. Na Espanha também houve encerramento, com o Barcelona campeão e Atleti com a outra vaga na UWCL; não houve rebaixamento e o SD Eibar e o CD Santa Teresa subiram, elevando a competição para 18 participantes.

Campeonato Holandês

Já na Holanda, houve o cancelamento da temporada, com o líder PSV ficando sem o título mas com a vaga pra UWCL, junto com o Ajax. Como não existe segunda divisão, então logicamente não houve rebaixamento.

A WSL inglesa foi encerrada nessa segunda, 26, mas ainda não se sabe se será declarado campeão, rebaixado e acesso; se a federação definir que haverá campeão, se baseará nos pontos por jogo, e o Chelsea levará o troféu e uma vaga na Champions, seguido pelo Manchester City; Liverpool será o relegado e o Aston Villa, promovido.

Veja também:  Assistir aos jogos da Seleção Brasileira na firma se torna uma possibilidade na Copa do Mundo Feminina 2019

UPDATE 05/06/2020: a FA declarou o Chelsea campeão pela média de pontos por jogo; Manchester City vice e ambos na UWCL. Liverpool realmente caiu e o Aston Villa subiu.

UPDATE 08/06/2020: hoje mesmo a federação italiana decidiu que o campeonato foi cancelado; Juventus e Fiorentina (líder e vice-líder) disputarão a próxima UWCL; Orobica foi o rebaixado e o Napoli promovido para a Serie A Femminile.

Jogadora do Chelsea e Manchester City disputando uma bola
O jogaço entre Man City e Chelsea, em Manchester, foi em 23 de fevereiro e foi o último jogo da WSL, que você pode ver e rever na íntegra na plataforma FA Player. Foto: BT

A Frauen Bundesliga retornará nesta sexta, com jogos sendo transmitidos por TV e internet, mas ainda sofreremos com os VPN que não permitem que espectadores de fora do país possam assistir a competição e aqui você confere a programação dos jogos, lembrando que o fuso horário é de 5h, ou seja, o jogo do Wolfsburg, por exemplo, é às nove da manhã de Brasília.

A federação italiana pretende voltar a Serie A, mas ainda não deu muitos detalhes de quando e como.

UPDATE EM 29/05/2020, 12H32: o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfvén, e o epidemiologista-chefe Anders Tegnell autorizaram o início da Damallsvenskan para 28 de junho, seguindo as já conhecidas regras: sem público, somente atletas, staff e mídia, de acordo com o jornalista Rainer Fussgänger em seu blog. Ainda não há detalhes sobre transmissão.

A única liga que não parou durante a pandemia foi a de Belarus, e você pode assistir os jogos direto no YouTube da federação, com partidas aos sábados e domingos, sempre dois por dia.

NWSL dos Estados Unidos

Fora da Europa, a NWSL dos EUA fará um campeonato de tiro curto, que vai de 27 de junho a 26 de julho, em Salt Lake City, cidade do Utah Royals. O clube, aliás, facilitou todos os trâmites para receber clubes e atletas. Todos os jogos serão no estádio do Real Monarchs, time da USL também de propriedade do dono do Royals. As semis e a final serão no Rio Tinto Stadium, casa do Utah Royals. A transmissão será na CBS e nós brasileiros poderemos assistir na plataforma Twitch, totalmente grátis.

Veja também:  Supercopa Feminina de 2023 tem premiação definida e é alvo de críticas dos internautas

Campeonatos na Ásia

Na Ásia, o campeonato chinês pretende começar entre fim de junho e começo de julho e com a novidade de que os clubes da CSL (a primeira divisão) serão obrigados a ter time feminino, nem que seja na segundona.

No vizinho Japão, que terá sua liga profissional apenas em setembro do ano que vem, não foram encontradas informações sobre a liga, aliás, no site da federação, apenas matérias sobre a candidatura ao mundial de 2023. Na Coreia do Sul, a liga começará em junho e terminará em novembro e nesta página (feita por brasileiros) tem todas as datas.

África e América do Sul

Na África e na América do Sul, apenas incógnitas. Rolou na internet o boato de que a liga colombiana poderia voltar em breve, mas como nenhuma fonte oficial confirmou, segue como boato. Por fim, aqui no Brasil, estão tentando voltar os campeonatos, mas só os masculinos, pois praticamente ninguém em clubes e federações estão conversando sobre o retorno do Brasileirão e o início do Paulistão, um dos poucos estaduais femininos com calendário razoável.

A pandemia paralisou/impediu de seguir/iniciar praticamente todos os campeonatos do globo, exceto em Belarus, que segue a todo vapor, e na Austrália, em que o Melbourne City venceu seu quarto título em cinco anos de existência, em casa, invicto e sem público, ainda no começo do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *