Conheça as jogadoras que podem ser destaque na Eurocopa Feminina
EuroCopa 2022

Conheça as jogadoras que podem ser destaque na Eurocopa Feminina

A 13ª edição da Eurocopa Feminina, competição organizada pela UEFA, acontece na Inglaterra a partir de 6 de julho

A 13ª edição da Eurocopa Feminina de Futebol começa nesta quarta-feira, a partir das 19:00 (horário de Brasília). Prevista inicialmente para 2021, a pandemia do coronavírus fez com que a competição fosse adiada em 1 ano. A anfitriã Inglaterra enfrenta a Áustria pela primeira partida da competição e vem como uma das grandes favoritas do campeonato, mas não é a única com possibilidade de levantar a taça. Por isso, o JogaMiga separou tudo o que você precisa saber sobre a Eurocopa Feminina.

Grupos

Foto: Reprodução

No sorteio, os potes ficaram definidos da seguinte forma:

Grupo A:
Áustria 
Inglaterra 
Irlanda do Norte 
Noruega

Grupo B:
Dinamarca
Finlândia
Alemanha
Espanha

Grupo C:
Holanda
Portugal 
Suécia
Suíça

Grupo D:
Bélgica
França
Islândia
Itália 

A Rússia conseguiu se classificar, porém, devido à Guerra na Ucrânia, a seleção ficou de fora da competição e deu lugar a Portugal.

Calendário de jogos

Os confrontos da fase de grupos foram separados em 3 rodadas:

Rodada 1:

Inglaterra x Áustria – 06/07 às 18:00
Noruega x Irlanda do Norte – 07/07 às 16:00
Espanha x Finlândia – 08/07 às 13:00
Alemanha x Dinamarca – 08/07 às 16:00
Portugal x Suíça – 09/07 às 13:00
Holanda x Suécia – 09/07 às 16:00
Bélgica x Islândia – 10/07 às 13:00
França x Itália – 10/07 às 16:00

Rodada 2:

Áustria x Irlanda do Norte – 11/07 às 13:00
Inglaterra x Noruega – 11/07 às 16:00
Dinamarca x Finlândia – 12/07 às 13:00
Alemanha x Espanha – 12/07 às 16:00
Suécia x Suíça – 13/07 às 13:00
Holanda x Portugal – 13/07 às 16:00
Itália x Islândia – 14/07 às 13:00
França x Bélgica – 14/07 às 16:00

Rodada 3:

Irlanda do Norte x Inglaterra – 15/07 às 16:00
Áustria x Noruega – 15/07 às 16:00
Finlândia x Alemanha – 16/07 às 16:00
Dinamarca x Espanha – 16/07 às 16:00
Suíça x Holanda – 17/07 às 13:00
Suécia x Portugal – 17/07 às 13:00
Islândia x França – 18/07 às 16:00
Itália x Bélgica – 18/07 às 16:00

Para ficar de olho

A Eurocopa está repleta de jogadoras talentosas nesta edição. Por isso, separamos alguns dos destaques para acompanhar durante a competição.

Inglaterra

A seleção inglesa vem de uma excelente sequência: nas eliminatórias da Copa do Mundo Feminina de 2023, as britânicas derrotaram a seleção da Letônia por 20 a 0, tendo feito 8 gols somente no primeiro tempo. O destaque da partida ficou para a atacante Lauren Hemp, que marcou quatro gols. Porém, Beth Mead e Ellen White não ficaram para trás: as duas conquistaram hat-trick, tendo Mead marcado os três gols em apenas 23 minutos de partida.

Foto: Tom Flathers/Manchester City FC

Alemanha

Na seleção alemã, não há novidade: a meia Dzsenifer Marozsan, que atua pelo Lyon da França, é a grande personalidade. A camisa 10 já foi eleita três vezes a melhor jogadora da Alemanha e, em 2018, na premiação de melhor do mundo, ficou apenas atrás de Marta.

Dzsenifer Marozsan
Foto: Die Mannschaft/Seleção Alemã de Futebol

Bélgica

A seleção belga conta com Tessa Wullaert, a maior jogadora que a Bélgica já teve. A atleta de 29 anos é a maior goleadora de todos os tempos da seleção, com 65 gols em 107 jogos. A atacante atua pelo clube belga Anderlecht, mas está de saída para o clube holandês Foturna Sittard na próxima temporada.

Veja também:  Campeonato Brasileiro Feminino começa nesta sexta-feira (24)

Tessa Wullaert. Foto: Lynne Cameron/The FA

Islândia

A Islândia conta com sua jogadora mais conhecida e experiente, Sara Björk Gunnarsdóttir, que atua pela Juventus, da Itália. Sara foi eleita duas vezes, em 2018 e 2020, Personalidade Esportiva do Ano. Até o momento, ela é a única atleta islandesa a receber o prêmio. 

Porém, Jane Jónsdóttir de Sveindí, jogadora do clube alemão VfL Wolfsburg, é uma atleta para se atentar: Jane estreou na seleção em 2020 e, no mesmo ano, foi eleita Jogadora do Ano e ganhou a Chuteira de Ouro do Campeonato Islandês, a Úrvalsdeild Karla.


Jane Jónsdóttir De Sveindí
Foto: mbl.is/Eggert Jóhannesson

Itália

A seleção italiana possui um grande elenco, mas sem dúvidas a grande estrela é a artilheira Cristiana Girelli, jogadora da Juventus desde 2018. A camisa 10 foi eleita a melhor jogadora da Série A em 2020 e 2021. 

A curinga da Itália, porém, é Arianna Caruso, de 22 anos, que atua pela Roma, da Itália. Na equipe, soma 8 gols em 19 partidas.

Sua estreia pela seleção foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 2019. 

Arianna Caruso
Foto: Daniele Buffa/Image Sport

França

As francesas contam com Marie-Antoinette Katoto, atacante do Paris Saint-Germain, que soma incríveis 18 gols em 21 jogos. 

Um fato curioso é que, em 2019, a técnica Corinne Diacre não convocou Katoto para a Copa do Mundo. A atleta, à época, somava 30 gols em 29 jogos. 

Em entrevista, Diacre disse: “com o que vi em treinamento, definitivamente Marie-Antoniette não merece ser titular”.

Sem dúvidas, Katoto será um dos grandes destaques da competição.

Marie-Antoinette Katoto
Foto: Paris Saint-Germain

Espanha

A seleção espanhola tem em seu elenco a atual melhor jogadora do mundo, Alexia Putellas. Ela atua como meia-atacante e é a capitã do Barcelona. A atleta de 28 anos levou a Bola de Ouro 2021 após o Barcelona ganhar o título da Liga dos Campeões. Putellas foi a artilheira da competição, com 11 gols.

Putellas, porém, sofreu uma entorse no treino nas últimas horas (5) e é dúvida na competição.

Outra jogadora que tem tudo para surpreender é Cláudia Pina, de apenas 20 anos, e que também atua pelo Barcelona. Em 2018, Pina foi destaque na Copa do Mundo sub-17, sendo eleita a melhor jogadora da competição e terminado como artilheira conjunta.

Cláudia Pina. Foto: Reprodução/Instagram @claudiaapina

Suíça

O grande destaque da Suíça é a capitã Lia Wälti, que também joga pelo Arsenal. 

A meio-campista de 29 anos é uma das jogadoras mais importantes da seleção, e será peça fundamental da Suíça nesta Eurocopa. 

Porém, é em Svenja Fölmli que devemos ficar de olho. Isto porque a jogadora de apenas 19 anos é, hoje, a melhor atacante da seleção suíça. Segundo conta seu ex-técnico no Luzern, Glenn Meier, “Nos treinos, ela é a primeira e a última a sair de campo.”


Svenja Fölmli
Foto: UEFA 

Suécia

A seleção da técnica do Brasil, Pia Sundhage, conta com grandes jogadoras no elenco: Stina Blackstenius é, sem dúvidas, uma das grandes jogadoras. A atacante de 26 anos atua pelo Arsenal e tem tudo para ser o grande destaque da seleção sueca.


Stina Blackstenius
Foto: Pontus Lundahl/TT

Holanda

A atual campeã da Eurocopa é a equipe holandesa, composta por diversas jogadoras talentosas. Lieke Martens é, sem dúvidas, a grande jogadora do elenco. A ponta-esquerda foi a responsável pelo primeiro gol da Holanda na história da Copa do Mundo, entrando para a história do país. Em 2017, ano da última Eurocopa, foi eleita a melhor jogadora do mundo. 

Veja também:  Mulheres que Inspiram: Natasha Silles ressalta que 'lugar de mulher é onde ela quiser'

Outra jogadora para ficar de olho é a atleta Vivianne Miedema. Isto porque a atacante, que atualmente joga pelo Arsenal, é a maior artilheira da história da seleção holandesa, entre homens e mulheres, somando 77 gols, e tem tudo para aumentar a marca.


Vivianne Miedema
Foto: Arsenal WFC

Noruega

Na seleção norueguesa, temos Caroline Graham Hansen, que joga pelo Barcelona como meia. Caroline tem como principal característica a assistência: foram 18 em 35 jogos na última temporada pelo time catalão. Na seleção, a meia de 27 anos marcou 25 gols em 54 jogos. Ela é, portanto, peça fundamental na equipe do técnico Even Pellerud. 


Caroline Graham Hansen
Foto: FCBN

Finlândia

A seleção finlandesa tem como destaque a versátil Natalia Kuikka. Isto porque Kuikka começou a carreira no ataque, mas hoje, em sua equipe, o Portland Thorns, time estadunidense, a jogadora atua pela lateral direita. Na seleção, porém, Kuikka é zagueira.
A atleta costuma ser acionada nas cobranças de escanteio e comete poucas faltas.

Natalia Kuikka. Foto: Reprodução/Instagram @nataliakuikka

Áustria

A seleção que enfrentará a Inglaterra pela primeira partida da Eurocopa tem à disposição Sarah Zadrazil, de 29 anos, que atualmente joga pelo Bayern de Munique. Ela é peça fundamental na equipe alemã, uma vez que tem como principal característica sua excelente tomada de decisão. 

Sarah tem tudo para ser um dos grandes destaques da seleção austríaca. 

Sarah Zadrazil. Foto: Reprodução/@sarah_zadrazil27

Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte é, com certeza, a grande surpresa desta Eurocopa. Com uma excelente trajetória, a seleção perdeu apenas 2 de 8 jogos e conseguiu se classificar para a competição da UEFA. 

O destaque irlandês é a meio-campista Rachel Furness. A jogadora de 34 anos atua pelo Liverpool e é a principal jogadora da seleção, marcando 38 gols em 84 jogos, sendo a artilheira da Irlanda do Norte.

Rachel Furness. Foto: Reprodução/Instagram @furness_4_

Dinamarca

A atual vice-campeã da Eurocopa de 2017 dispõe de uma equipe extremamente talentosa. Um de seus destaques é, sem dúvidas, Pernille Harder, meia-atacante de 29 anos que atua pelo Chelsea. Harder é a maior artilheira de todos os tempos da seleção dinamarquesa, entre homens e mulheres. A capitã soma 67 gols até o momento e tem tudo para disparar ainda mais na pontaria. 

Pernille Harder. Foto: Reprodução Instagram/@pharder10

Portugal

Apesar de Portugal estar presente nesta edição devido à expulsão da Rússia, a seleção portuguesa tem tudo para dar trabalho às adversárias. Isto porque Kika Nazareth, atacante de apenas 19 anos, tem se destacado no Benfica, conquistando dois campeonatos com o clube. Já no último mês, pela seleção portuguesa, Kika marcou 2 dos 4 gols na vitória de 4 a 0 sobre a Grécia. 

Kika Nazareth. Foto: Reprodução Instagram/@kika.nazareth

Transmissão

A 13ª edição da Eurocopa Feminina será transmitida ao vivo pela ESPN e pelo streaming Star+

A fase de grupos acontece entre os dias 06 e 18 de julho, e é decisiva para saber quem avança para as quartas de final, que ocorre entre 20 e 23 de julho. As semifinais acontecem em 26 e 27 de julho e, a grande final, no dia 31 de julho

Você também pode acompanhar os resultados e as novidades da Eurocopa Feminina pelo nosso Twitter e também pelo nosso Instagram.

1 thought on “Conheça as jogadoras que podem ser destaque na Eurocopa Feminina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *