Giro do fim de semana: ligas começam e terminam, profissionalização do campeonato italiano e streaming no Japão - JogaMiga

Giro do fim de semana: ligas começam e terminam, profissionalização do campeonato italiano e streaming no Japão

Julie Ertz (esq) acompanhando sua colega de time Casey Short durante a execução do hino na partida entre Chicago Red Stars x Washington Spirit. Foto: Twitter NWSL

Teve bastante coisa nesse final de semana e o Joga Miga vai te atualizar de tudo! Primeiro comecemos com a NWSL, a primeira liga profissional dos EUA a iniciar suas atividades este ano. Aconteceram dois jogos no sábado, na estreia da Challenge Cup: vitória do NC Courage contra o Portland Thorns por 2×1 – o primeiro gol da competição foi da brasileira Debinha – e o Washington Spirit vencendo o Chicago Red Stars também por 2×1.

Mas o que chamou a atenção mesmo foram as jogadoras se ajoelhando em respeito à campanha Black Lives Matter. Claro que houve exceções, mas o que vai entrar para a história são as imagens de todas ajoelhadas durante a execução do hino – destaque para a emoção de Casey Short, disparada a melhor imagem até aqui.

Lembrando que os jogos da NWSL podem ser vistos pelo Twitch da competição e os próximos encontros são nesta terça, com Houston Dash enfrentando o Utah Royals, às 13h30, e o novo Ol Reign (sem Megan Rapinoe, que não quis disputar a competição) contra o Sky Blue (sem Carli Lloyd, lesionada) às 23h. Todos horários são de Brasília.

Encerramento da Bundesliga

Já na Alemanha aconteceu o encerramento da Bundesliga. O campeão Wolfsburg, em ritmo de festa, meteu 5×0 no Bayer Leverkusen, com Pernille Harder marcando e se consolidando como a artilheira da competição com 27 gols. O tento também marcou seu centésimo gol com a camisa das Leoas. O time foi campeão com 62 pontos em 20 vitórias e dois empates. Tetracampeonato invicto e seis no total para a equipe de Stephen Lerch.

Veja também:  Empates na NWSL e Wolfsburg encerra contrato com sensação sueca
A camisa 22 comemorando sua temporada perfeita: campeã e artilheira. Foto: Twitter Pernille Harder

O vice-campeão Bayern de Munique escapou por pouco de ficar fora da UWCL (a próxima edição será a primeira com três times por país), mas venceu o SGS Essen por 3×0, destaque para o golaço de falta de Lina Magull que abriu o placar. O Bayern ficou com 54 pontos em 17 vitórias, três empates e duas derrotas.

Os rebaixados foram o Colônia e o USV Jena, que na próxima temporada será incorporado ao Carl Zeiss Jena, da terceira divisão. Outro que deixará de existir como conhecemos é o 1. FFC Frankfurt, sexto lugar nesta temporada e que será absorvido pelo Eintracht Frankfurt. Subirão da segundona o campeão Werder Bremen e o vice SV Meppen. A Frauen Bundesliga é o segundo campeonato dentre as ligas europeias e apenas o terceiro no mundo a terminar no campo, sendo o primeiro o Melbourne City, da W-League australiana.

Fim do Dinamarquês

O segundo campeonato encerrado no mundo (no campo) foi o da Dinamarca, em que o Fortuna Hjorring empatou com o Brondby IF por 1×1 e faturou o título pela décima vez; a liga é muito equilibrada desde 2013, como mostra o tweet abaixo. Ambos estarão na próxima UWCL.

Veja também:  Hege Riise: Conhecendo a nova treinadora das Lionesses

Começo do Sueco

Um campeonato que começou neste sábado foi o da Suécia, em que o controle da pandemia da COVID-19 não foi dos melhores, mas ainda assim não foi pior que aqui, é verdade. Porém o que assustou o universo do futebol feminino foi que as jogadoras não fizeram testes prévios: foi confiado às próprias atletas seu controle de saúde. O Göteborg lidera a Damallsvenskan após golear o Kristianstad por 5×1. Outros resultados: empate em 3×3 entre KIF Örebro e Eskilstuna United e a vitória do FC Rosengard no Vittsjö pelo placar mínimo.

Profissionalização na Itália

A grande novidade vem da Itália, com a Forbes noticiando que a Serie A Femminile terá status de profissionalizada a partir da temporada 2022/23. O portal afirma que a decisão foi tomada de maneira unânime pelo Conselho Federal do país em 25 de junho. A FIGC, federação italiana, aproveitou a reunião também para chancelar o título da Juventus, que agora é a tricampeã nacional, em três anos como equipe profissional, lembrando que o campeonato italiano foi encerrado em março. Juve e Fiorentina são as representantes da Itália na próxima Champions; Tavagnacco e Orobica os rebaixados e Napoli e Lazio os promovidos.

Novidade no Japão

Por fim, a federação japonesa anunciou que transmitirá a Nadeshiko League (não confundir com a WE League, liga profissional que estreará no ano que vem) no seu canal de Youtube. Serão transmitidos cinco jogos por rodada – aliás não é exatamente uma novidade pois ano passado eles transmitiram alguns de seus jogos no canal, que estão disponíveis até hoje. Apesar do horário não ajudar, é uma ótima oportunidade para assistirmos os gigantes INAC Kobe Leonessa e o NTV Beleza entre outros clubes. A Nadeshiko League 2020 começa em 18 de julho e termina em 21 de novembro; o atual campeão é o NTV Beleza (maior campeão com 14 títulos) e você se inscreve no canal da liga clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *