O empurrãozinho que faltava para começar um esporte - JogaMiga

O empurrãozinho que faltava para começar um esporte

No Dia Internacional da Mulher, a PUMA lançou a campanha global #SheMovesUs. No Brasil, o vídeo de lançamento tem aspectos locais.

Como todos os anos, no mês de março há uma enxurrada de campanhas publicitárias que focam em mulheres nas mais diversas áreas. Principalmente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Embora muitas dessas campanhas tenham tom de celebração, algumas marcas optam por ações de mais impacto, e que não estejam em um só dia do calendário. A PUMA escolheu esse caminho. A empresa de materiais esportivos com sede na Alemanha lançou a campanha global #SheMovesUs, para apresentar realizações de mulheres no esporte e na cultura.

Enquanto o vídeo internacional traz mulheres famosas como protagonistas (modelos, atletas profissionais e a cantora Dua Lipa), a campanha brasileira tem outra pegada. Ela começa com um dado extraído de levantamento do IBGE feito em 2015: 68% das mulheres no Brasil nunca praticaram esporte. Com uma produção essencialmente formada por mulheres, o filme Para cada novo começo tem uma de nós apresenta a importância do apoio inicial na prática esportiva.

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Dirigido por Camila Cornelsen, o vídeo acompanha algumas mulheres em atividades físicas e esportivas. A Ana Mattioni, que é sócia e diretora de criação da estud.io, me explicou um pouco da concepção por trás dessa produção:

“Desde criança, as meninas são menos incentivadas a participar de esportes do que os meninos, por vários motivos. Então, a gente decidiu que precisava falar sobre o começo, de como muitas mulheres começam a praticar esportes adultas já”

Eu, que conheci a Ana numa época em que ela cabulava aula de educação física (e ela me deixou contar isso aqui), fiquei surpresa ao descobrir que tivemos essa aproximação com a prática de esportes coletivos numa mesma época. Só depois dos 20 anos de idade. Com nenhuma intenção de profissionalização, nós duas encontramos o que o vídeo da #SheMovesUs mostra: um convite de outra mulher para participar de um treino, o acolhimento de um coletivo paciente com os diferentes níveis de habilidade das participantes e uma competitividade de buscar a vitória dentro de quadra ou de campo. O que o JogaMiga incentiva no futebol feminino desde 2015!

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Ainda que a campanha brasileira foque em mulheres anônimas, a empresa apoia o time feminino do Palmeiras, a skatista Isadora Pacheco e a jogadora de futebol Ludmila Silva.

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