Guia da Libertadores Feminina de 2022 - JogaMiga

Guia da Libertadores Feminina de 2022

A 14ª edição da Libertadores Feminina conta com 16 equipes sul-americanas que se classificaram por meio de outras competições.

Texto por Carolina Guedes, Cecília Quevedo, Ingrid Ferreira e Nayara Perone

Principal competição do futebol feminino sul-americano, a Libertadores começa nesta quinta-feira (13) e conta com 16 equipes, separadas em 4 grupos. O Equador, mais precisamente a cidade de Quito, será o palco do espetáculo. 

Atual campeão, o Corinthians vem com força total, uma vez que também conquistou o Tetracampeonato Brasileiro em 2022. Além das Brabas do Timão, a competição ainda reúne outros dois times brasileiros: a bicampeã Ferroviária e o Palmeiras, que busca o título inédito.

Grupos

Cada país sul-americano terá pelo menos um representante. Vale ressaltar que o Equador, por ser o país-sede, conta com 2 equipes na competição. Confira a seguir os grupos e os respectivos países de cada time.

Formato da disputa

São 16 times na primeira fase, divididos em 4 grupos. Cada equipe jogará 3 jogos e os dois primeiros de cada grupo se classificam para o mata-mata da segunda fase.

GRUPO A

Always Ready (BOL)

Corinthians (BRA)

Deportivo Cali (COL)

Olimpia (PAR)

GRUPO B

Boca Juniors (ARG)

Defensor Sporting (URU)

Ferroviária (BRA)

Ñañas Fútbol Club (EQU)

GRUPO C

Independiente del Valle (EQU)

Club Sportivo Limpeño (PAR)

Palmeiras (BRA)

Universidad de Chile (CHL)

GRUPO D

Alianza Lima (PAR)

América de Cali (COL) 

Deportivo Lara (VEN)

Santiago Morning (CHL)

Retrospecto dos times

Confira a seguir como cada time se classificou, sua história no campeonato, suas principais jogadoras e mais.

ALWAYS READY

Crédito: Always Ready/Divulgação

Campeãs bolivianas de 2022, as meninas do Always Ready têm uma sequência impressionante: são 4 jogos e 4 vitórias na Taça Boliviana. A equipe conta com três jogadoras da seleção boliviana: Ana Paula Rojas, Alison Mamani e Marilin Rojas. 

A equipe faz parte do Grupo A, e enfrenta o Olimpia, do Paraguai, nesta quinta-feira (13), às 17:00 (horário de Brasília).

CORINTHIANS

Crédito: Corinthians/Divulgação

Atuais campeãs da Libertadores, as Brabas do Timão conquistaram o Tetracampeonato Brasileiro em 2022 com maestria, perdendo apenas uma partida em todo o campeonato, no Dérbi, e chegaram à final num grande jogo de volta contra o Internacional, onde venceram as Gurias Coloradas por 4 a 1. 

O Timão é repleto de destaques – muitas jogadoras foram convocadas para a Seleção Brasileira, mas o nome mais comentado nas redes sociais é o da atacante Adriana, que soma 9 gols em 22 jogos.

O Corinthians enfrenta, nesta quinta-feira(13), às 19:15 (horário de Brasília), o Deportivo Cali, da Colômbia. 

DEPORTIVO CALI

Crédito: Deportivo Cali/Divulgação

O segundo time do Grupo A da Libertadores se classificou por meio do Campeonato Colombiano Feminino, conquistando o terceiro lugar da competição, que conta com Linda Caicedo, jogadora de apenas 17 anos que foi destaque na Copa América.

O retrospecto das colombianas não é dos mais favoráveis: nos últimos jogos, a equipe perdeu um jogo, empatou três e teve apenas uma vitória. 

OLIMPIA

Crédito: Olimpia/Divulgação

Atual campeão paraguaio – vencedor invicto do torneio Apertura e Clausura 2022 – o Olímpia Feminino carimbou sua vaga para a Libertadores Feminina 2022 com sobras. Com 4 jogadoras de seu plantel recém convocadas para a seleção paraguaia, a equipe terá Cindy Ramos, uma das principais jogadoras, iniciando no banco de reservas na primeira rodada.

Veja também:  Goleira sofre injúrias raciais durante partida. E agora, NWSL?

O time estreia nesta quinta-feira (13) contra o Always Ready, da Bolívia, às 17:00 (horário de Brasília).

BOCA JUNIORS

Créditos: Boca Juniors/Divulgação

Atuais campeãs do Campeonato Argentino, as jogadoras do Boca Juniors foram responsáveis por um recorde histórico: levaram 25 mil pessoas para assistir à última rodada do torneio na Bombonera. Ao longo de sua história, a equipe conquistou 26 Campeonatos Argentinos. Na Libertadores, apesar de ser o clube com mais participações, o melhor desempenho do Boca foi em 2010, quando o time ficou em terceiro lugar. 

Na equipe de hoje, o principal destaque é a atacante Yamila Rodríguez, que também defende a Seleção Argentina. 

DEFENSOR SPORTING

Créditos: Defensor Sporting/Divulgação

O time uruguaio é o atual Campeão do Campeonato Uruguaio, e faz parte do Grupo B da Libertadores. Apesar de vir de uma derrota no campeonato nacional, a equipe possui boas condições de disputar de igual para igual com as adversárias.

A estreia na Libertadores 2022 será contra o Boca Juniors nesta quinta-feira (13), às 17:00 (horário de Brasília).

FERROVIÁRIA 

Créditos: Ferroviária/Divulgação

Campeã da Libertadores de 2020 após uma grande disputa contra o América de Cali, a Ferroviária de Araraquara (SP) disputa novamente a Libertadores Feminina. Atualmente, o time não teve bons resultados e ficou em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro, sendo eliminado pelo São Paulo nas quartas de final. Mesmo assim, o time segue fazendo uma ótima campanha para suas atletas nas redes sociais. 

CLUB ÑAÑAS FÚTBOL CLUB

Créditos: Superliga/ Divulgação

As atuais campeãs da Superliga Feminina vêm de uma sequência de dois empates e duas vitórias, tendo saldo positivo para a Libertadores. As equatorianas enfrentam as brasileiras da Ferroviária nesta quinta-feira (13), às 19:15 (horário de Brasília), com a vantagem de ter a torcida de perto. Isto porque o jogo será em Quito, cidade da qual a equipe faz parte.

INDEPENDIENTE DEL VALLE / INDEPENDIENTE DRAGONAS

Créditos: Independiente Dragonas/ Divulgação

Equipe vice-campeã da Superliga Feminina, o Independiente del Valle que, em sua versão feminina, é conhecido por Independiente Dragonas, fez uma temporada espetacular na competição: foram 17 vitórias, sendo 7 goleadas, empatou 1 vez e perdeu 3 partidas – a última, contra o atual campeão Ñañas Fútbol, por 3 a 1. As Dragonas disputam a Libertadores pela primeira vez e podem surpreender as adversárias.

Sua estreia no campeonato será nesta sexta-feira (14), às 17:00 (horário de Brasília), contra Universidad de Chile.

LIBERTAD LIMPEÑO

Créditos: APF/Divulgação

O Libertad Limpeño, clube que hoje é uma parceria entre o Club Libertad e o Club Sportivo Limpeño – este último que detém o título da Libertadores 2016 – teve um excelente desempenho no Torneio Apertura do Paraguai, ficando somente atrás do seu rival Olímpia, que conquistou o Torneio Clausura. Na finalíssima para decidir o vice-campeão definitivo, o Libertad Limpeño conquistou o título em cima do Cerro Porteño, que foi o vice do Torneio Clausura. Liza Larrea, uma das artilheiras do time, é a jogadora para ficar de olho.

PALMEIRAS

Créditos: Palmeiras/Divulgação

O Palmeiras vem para a sua estreia na Libertadores Feminina. O time garantiu a vaga após conquistar o vice-campeonato brasileiro em 2021. O time segue com ótimos resultados e está em quarto lugar no Paulistão Feminino. Nas redes sociais, as palestrinas se mostraram animadas com o primeiro torneio sul-americano. O elenco conta com nomes importantes, incluindo a destaque do time, Bia Zaneratto. O alviverde enfrenta o Libertad Limpeño-PAR nesta sexta-feira (14) às 19:15 horas (horário de Brasília) no Estádio Banco de Guayaquil, em Quito, no Equador.

Veja também:  O Guia da Libertadores Feminina 2020

UNIVERSIDAD DE CHILE

Créditos: Universidad de Chile/ Divulgação

Campeão em 2021 do Campeonato Chileno, o Universidad de Chile está na sua terceira Libertadores da América seguida, mas ainda não conquistou o título. A equipe faz parte do Grupo C da competição e enfrenta o Independiente del Valle nesta sexta-feira, às 17:00 (horário de Brasília). O destaque da equipe fica com Daniela Zamora, atacante de 31 anos, que também atua pela seleção chilena.

ALIANZA LIMA

Créditos: Alianza Lima / Divulgação

Após conquistar o bicampeonato peruano, no Torneio Apertura o Alianza Lima garantiu a sua vaga na Libertadores. O time vem ganhando apoio popular após levar mais de 30 mil pessoas à final do campeonato local desta temporada. O Alianza Lima enfrenta nesta sexta-feira (17) o Santiago Morning às 19:15 (horário de Brasília) no Estádio de Chillogallo. As duas equipes fazem parte do grupo D.

AMÉRICA DE CALI

As colombianas se classificaram para a Libertadores após vencerem o Campeonato Colombiano de 2021. A equipe compõe o Grupo C e tem como principal destaque Catalina Usme, camisa 10 experiente, de 32 anos, que atua como atacante. O América de Cali enfrenta o Santiago Morning nesta sexta-feira (14), a partir das 19:15 (horário de Brasília), no Estádio Chillogallo, mais conhecido como La Caldera del Sur, em Quito.

DEPORTIVO LARA

Após vencer o Campeonato Venezuelano, o Deportivo Lara garantiu a sua vaga para a Libertadores Feminina e se tornou a décima quinta equipe a se classificar para o campeonato. O Deportivo Lara jogará contra o Santiago Morning quinta-feira (20) às 17:00 (horário de Brasília) no Estádio Complejo Independiente del Valle. 

SANTIAGO MORNING

A equipe chilena conseguiu a classificação após o vice-campeonato chileno de 2021, e enfrenta, nesta sexta-feira (14), às 19:15 (horário de Brasília), o América de Cali, da Colômbia. 

Yenny Acuña, atacante de 25 anos, que também atua pela seleção chilena, é um dos destaques da equipe, e pode dar trabalho às adversárias.

Horários dos jogos

FASE DE GRUPOS

13/10 

(17:00) Defensor Sporting x Boca Juniors 

(17:00) Olimpia x Always Ready 

(19:15) Ñañas Fútbol Club x Ferroviária

(19:15) Corinthians x Deportivo Cali

14/10

(17:00) Universidad de Chile x Independiente del Valle

(17:00) Alianza Lima x Deportivo Lara

(19:15) Palmeiras x Sportivo Limpeño

(19:15) América de Cali x Santiago Morning

16/10

(17:00) Olimpia x Deportivo Cali

(17:00) Boca Juniors x Ñana Fútbol Club

(19:15) Always Ready x Corinthians

(19:15) Defensor Sporting x Ferroviária

17/10

(17:00) Universidad de Chile x Sportivo Limpeño

(17:00) Deportivo Lara x América de Cali

(19:15) Independiente del Valle x Palmeiras

(19:15) Alianza Lima x Santiago Morning

19/10 

(17:00) Ferroviária x Boca Juniors

(17:00) Ñañas Fútbol Club x Defensor Sporting

(19:15) Deportivo Cali x Always Ready

(19:15) Corinthians x Olimpia

20/10

(17:00) Santiago Morning x Deportivo Lara

(17:00) América de Cali x Alianza Lima

(19:15) Palmeiras x Universidad de Chile

(19:15) Sportivo Limpeño x Independiente del Valle

Onde assistir

Nesta edição, a cobertura será feita pelo canal fechado SporTV e também pela Pluto TV, plataforma de streaming da Paramount.

Na página do Facebook da Conmebol Libertadores Feminina é possível assistir aos jogos na fase de grupos ao vivo.

1 thought on “Guia da Libertadores Feminina de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *