As duas equipes finalistas do Brasileirão Feminino 2019 vêm de cenários muito distintos. Corinthians e Ferroviária se enfrentam não só na decisão do nacional, mas também se enfrentam na semifinal do campeonato Paulista. O jogo entre contará com duas equipes com jornadas incríveis, ex-jogadoras jogando no time adversário e uma rivalidade lá no alto.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
A Ferroviária chegou a esta final na raça e com muita vontade. O time que detém títulos como o Brasileiro 2014, Libertadores 2015 e Copa do Brasil, investe na modalidade desde 2001. Hoje, colhe bons frutos. Em 2018, a equipe ficou pelo caminho na semifinal nacional, sendo derrotada pelo Rio Preto, que ficou com o vice campeonato.
Nesta edição, o time passou pelas Sereias da Vila com uma virada nas quartas-de-final e com direito a decisão nos pênaltis. E enfim, conquistaram a tão sonhada vaga na final ao empatar, fora de casa, com o time da goleira da seleção brasileira Bárbara, o Avaí/Kindermann. Brilhou a estrela da goleira Luciana, que defendeu duas cobranças na decisão.
Do outro lado temos o Corinthians, time que hoje detém um recorde mundial reconhecido pela FIFA, com 33 vitórias consecutivas. Classificado em primeiro lugar na primeira fase do Brasileiro, o Timão conta com um ataque de mais de 100 gols na temporada, aproveitamento de 97% dos jogos disputados e não encarou muitas dificuldades para passar pelo Flamengo na semifinal.
O que esperar desse jogo?
O Corinthians é o atual campeão Brasileirão Feminino. A expectativa é de um time que aposta no ataque e que usará as peças que tem – jogadoras que também defendem a seleção brasileira – como Millene, Vic Albuquerque e Tamires. Além disso conta com uma defesa muito consistente (uma média de apenas 0,39 gols tomados) formada pela dupla multicampeã Pardal e Mimi na zaga.
Classificada em sétimo lugar na primeira fase, a Ferroviária encarou, sem medo, suas adversárias. O time é muito aguerrido e sabe seguir jogando sem desistir até o apito final. Com gols de último minuto e virada de jogo fora de casa, o clima da Ferrinha é de luta até o fim. Entre as atletas, muitas das jogadoras estão no time há muito tempo e possuem muita experiência. É um time cascudo e com um grupo muito forte.
Lei da ex? Rivalidade?
Do lado da Ferroviária Maglia, Adriana Nenê e Ana Barrinha já jogaram pelo Corinthians e conquistaram títulos por lá. Vale lembrar, os times irão se enfrentar 4 vezes numa sequência eletrizante. Jogam, de forma intercalada, a semifinal do Paulistão e os jogos da final do Brasileirão.
Em 11 partidas oficiais entre as equipes, o Corinthians não perdeu nenhum jogo contra a Ferroviária. O melhor ataque contra o time mais resiliente do campeonato. Goleadas contra viradas. Tabus serão mantidos ou quebrados? Com todos esses fatores, esses jogos têm tudo para serem os mais emocionantes da temporada!