De maneira discreta, a federação japonesa de futebol anunciou alguns detalhes sobre a nova liga profissional do país, a estrear em setembro de 2021. O anúncio oficial foi feito ano passado mas só essa semana atualizaram a situação. Uma das novidades se dá pela exigência de que todos os clubes devem ter pelo menos 50% de seus cargos preenchidos por mulheres num prazo de três anos
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
A nova liga seguirá o calendário europeu (ao contrário da J-League, que tem calendário parecido com o brasileiro), de setembro a maio. Ex-jogadoras da Nadeshiko podem ser chamadas para preencherem cargos na liga. A competição terá de seis a dez clubes totalmente novos, incluindo nomes de cidades ou de empresas locais ou nacionais.
A atual Nadeshiko League, que conta com os tradicionais e multicampeões INAC Kobe Lionessa e NTV Beleza, seguirá funcionando, amadora como sempre foi e, a princípio, sem chance de migrar para a nova liga. Tampouco se planeja sistema de promoção e rebaixamento entre as ligas. A patrocinadora da liga será conhecida em abril e os primeiros clubes serão revelados em junho.
1 thought on “Reveladas as novidades da futura liga profissional japonesa”