Será 2019 a última chance de título para o Brasil? - JogaMiga

Será 2019 a última chance de título para o Brasil?

O Brasil estreia contra a Jamaica e você precisa saber que: o mais longe que o Brasil chegou em copas do mundo –tendo participado de todas as oito edições – foi na final de 2007, onde aquele timaço que já tinha Marta, Formiga e Cristiane no auge caiu diante da Alemanha por 2×0 e contando com um pênalti que nossa camisa 10 perdeu. Apesar das nove derrotas seguidas, ainda há esperança de vitória pois a Jamaica é o time mais fraco do grupo. Juntas, Marta, Formiga – em sua sétima copa do mundo, recorde entre ambos os sexos e de qualquer esporte – somam 108 anos.

Porém esta é uma geração de futebolistas que ficaram doentes e cansados de seus fracassos, traumatizados por decepções passadas – e que ainda estão procurando por um título da Copa do Mundo. O dano psicológico foi profundo e esse grupo de jogadoras também sabe que está sendo deixado para trás por equipes que melhoraram. Infelizmente, não estão mais entre as favoritas.

Veja também:  A atual campeã europeia pode repetir o sucesso em terras francesas?

Parte disso se deve à falta de experimentos táticos do técnico Oswaldo Alvarez e ao fato de que ele muitas vezes joga jogadores fora de posição. De fato, seu antiquado 4-2-4 parece mais adequado para a Premier League há 20 anos do que o atual futebol internacional. O sistema tornou a equipe vulnerável na defensiva e também parece esgotar Marta a ponto de ela não conseguir estar em sua melhor forma na área.

Visto pela primeira vez no Rio de Janeiro como um circo nos anos 1930, o futebol feminino no Brasil foi proibido por um decreto presidencial assinado por Getúlio Vargas em 1941 e durou até 1979, baseado no raciocínio de que o futebol era “incompatível com as condições do futebol e com a natureza feminina”. Então foi apenas na década de 1980 que o futebol feminino decolou e começou a se espalhar. A seleção fez sua estreia apenas em 1986, contra os EUA e a China, mas levou anos para voltar a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *