Sisleide do Amor Lima, a Sissi completa hoje 53 anos de vida. Sissi foi uma das maiores jogadoras da história do Brasil, considerada a maior até Marta. Ela foi uma das pioneiras da seleção brasileira e também uma de suas maiores artilheiras. Sua história é profundamente ligada à história da modalidade no Brasil e no mundo, ainda que por aqui ela não tenha tanto reconhecimento.
• Encontre um lugar para jogar futebol feminino em sua cidade. Conheça o Mapa do Futebol Feminino.
Para comemorar o seu aniversário vamos relembrar 5 momentos em que Sissi fez história:
1- Torneio experimental da FIFA 1988
Sissi tinha apenas 21 anos quando foi convocada para fazer parte da primeira seleção de futebol feminino do Brasil. Na época, a atacante defendia o Bahia no futebol de campo e salão – aliás, foi uma das poucas convocadas que não jogavam no Radar do RJ. Caçula do grupo, Sissi viajou para a China para participar do torneio experimental da FIFA. Lá, ela deixou sua primeira marca: marcou um belíssimo gol de falta contra a Noruega e começou a escrever sua história na seleção.
2- Sul-Americano de 95
Sissi não esteve presente na primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino em 91 devido à uma lesão. Ela voltou a competir pela amarelinha em 95, no torneio Sul-Americano disputado em Uberlândia (MG). A atuação da seleção foi impecável: 100% de aproveitamento e 44 gols em apenas 5 jogos.
3- Atlanta 1996
Se Sissi não esteve na primeira Copa do Mundo, sua presença na primeira Olimpíada do futebol feminino foi essencial para o bom desempenho das brasileiras. A seleção não conseguiu uma medalha, mas ficou na 4a colocação, atrás somente de Noruega, China e Estados Unidos.
4- Copa do Mundo de 1999
Em 99 Sissi já estava se consagrando como uma das referências do futebol feminino nacional por seu desempenho no São Paulo. Inclusive, quando a equipe masculina ia mal, a torcida costumava cantar “Muricy põe a Sissi”. Mas foi durante a Copa do Mundo que ela entrou para a história do futebol mundial. Nesta competição o Brasil ficou em terceiro lugar. A camisa 10 da amarelinha foi a artilheira com 7 gols, ao lado da chinesa Sun Wen, e foi eleita a melhor jogadora do Mundial.
5- Lista das melhores jogadoras do século XX:
Em 2017, oito anos após sua aposentadoria dos gramados Sissi recebeu reconhecimento internacional ao ser eleita a 5a maior jogadora do século XX pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Aqui no Brasil, a eterna camisa 10 é menos reconhecida.
Em 2015 fez participações pontuais na comissão técnica da seleção, mas não há espaço para sua história no Museu da CBF e também nenhum tipo de homenagem por parte da federação. Contudo, para os fãs do esporte o reinado da Imperatriz será eterno.