UEFA distribui as vagas para a próxima Champions League feminina - JogaMiga

UEFA distribui as vagas para a próxima Champions League feminina

Pela primeira vez. Cazaquistão e Holanda terão duas vagas na competição

Após o sorteio da rodada de 16 da Champions League feminina, a UEFA divulgou quais países receberão duas vagas para a rodada de 32 da próxima temporada. A temporada 2020/21 será a última no formato atual. A partir de 2021/22 haverá uma fase de grupos, semelhante à edição masculina.

O que surpreende na distribuição das vagas é que países cujo futebol de clubes ainda é de baixo nível receberá o mesmo número de vagas de países que investem mais. Pela primeira vez, Cazaquistão e Holanda receberão duas vagas cada. A Eredivise Vrouwen holandesa e o campeonato local cazaque não recebem tanto aporte e ainda não podem bater de frente com os países que já investem na modalidade como Alemanha, Inglaterra e França.

Ao contrário das Leoas Laranjas vice-campeãs mundiais e atuais campeãs do continente, o campeonato holandês possui apenas oito clubes, sendo que nem todos são profissionais e nem todos os clubes de camisa investem. Ajax, PSV e Feyernoord são os mais conhecidos do país; não há nenhum clube holandês nesta rodada. Já o campeonato cazaque possui apenas seis clubes, sendo o BIIK Kazygurt o mais popular e mais vitorioso (é o atual campeão) e volta e meia ele participa da rodada de 32; esta temporada o BIIK disputará uma vaga nas oitavas contra o Bayern de Munique.

Veja também:  Canal de TV compra os direitos da Liga Iberdrola por três temporadas

A distribuição das vagas é injusta pois países como Inglaterra, Espanha, Alemanha e França só podem ter apenas dois representantes e muitos clubes de camisa desses países estão investindo. Ou seja, em algum momento, algum clube de camisa será eliminado, como aconteceu com a Juventus esta temporada, após cair diante do Barcelona. Outros sequer se classificam, como o Chelsea, terceiro lugar na WSL e semifinalista em 2018/19.

Por fim, os destinatários de cada duas vagas são: França, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Espanha, República Tcheca, Dinamarca, Itália, Suíça, Holanda, Noruega e Cazaquistão.

Com a fase de grupos em 2021/22, a tendência é que alguns países como a Inglaterra e a França recebam três vagas. Mas a UEFA ainda não deu detalhes sobre o assunto. A final da última edição da Champions League Feminina será em Gotemburgo, Suécia, em maio de 2021. Antes dessa final terá a final da temporada 2019/20, que será em 24 de maio de 2020, em Viena, capital da Áustria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *