Como todos os anos, no mês de março há uma enxurrada de campanhas publicitárias que focam em mulheres nas mais diversas áreas. Principalmente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Embora muitas dessas campanhas tenham tom de celebração, algumas marcas optam por ações de mais impacto, e que não estejam em um só dia do calendário. A PUMA escolheu esse caminho. A empresa de materiais esportivos com sede na Alemanha lançou a campanha global #SheMovesUs, para apresentar realizações de mulheres no esporte e na cultura.
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Enquanto o vídeo internacional traz mulheres famosas como protagonistas (modelos, atletas profissionais e a cantora Dua Lipa), a campanha brasileira tem outra pegada. Ela começa com um dado extraído de levantamento do IBGE feito em 2015: 68% das mulheres no Brasil nunca praticaram esporte. Com uma produção essencialmente formada por mulheres, o filme Para cada novo começo tem uma de nós apresenta a importância do apoio inicial na prática esportiva.
Dirigido por Camila Cornelsen, o vídeo acompanha algumas mulheres em atividades físicas e esportivas. A Ana Mattioni, que é sócia e diretora de criação da estud.io, me explicou um pouco da concepção por trás dessa produção:
“Desde criança, as meninas são menos incentivadas a participar de esportes do que os meninos, por vários motivos. Então, a gente decidiu que precisava falar sobre o começo, de como muitas mulheres começam a praticar esportes adultas já”
Eu, que conheci a Ana numa época em que ela cabulava aula de educação física (e ela me deixou contar isso aqui), fiquei surpresa ao descobrir que tivemos essa aproximação com a prática de esportes coletivos numa mesma época. Só depois dos 20 anos de idade. Com nenhuma intenção de profissionalização, nós duas encontramos o que o vídeo da #SheMovesUs mostra: um convite de outra mulher para participar de um treino, o acolhimento de um coletivo paciente com os diferentes níveis de habilidade das participantes e uma competitividade de buscar a vitória dentro de quadra ou de campo. O que o JogaMiga incentiva no futebol feminino desde 2015!
Ainda que a campanha brasileira foque em mulheres anônimas, a empresa apoia o time feminino do Palmeiras, a skatista Isadora Pacheco e a jogadora de futebol Ludmila Silva.